Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Mamografia poderá ser obrigatória na rede pública

Publicidade

Os hospitais públicos de referência dos municípios considerados pólo poderão ser obrigados a incluir o exame de mamografia entre os serviços oferecidos aos seus pacientes. A determinação consta no Projeto de Lei 6531/02, do deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE), aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. O projeto determina ainda que o Ministério da Saúde realize a fiscalização do funcionamento e a manutenção dos aparelhos de mamografia, informa a Agência Câmara.
O autor da proposta destaca a importância da mamografia para detectar o câncer de mama, principal causa de morte entre as mulheres. Inácio Arruda cita estudos da Sociedade Brasileira de Mastologia, no Ceará, que revelam a carência no País de aparelhos para realizar o exame.
A relatora, deputada Maria Helena (PPS-RR), apresentou parecer favorável à proposta, mas sugeriu uma emenda ao texto original do projeto. De acordo com a emenda, o Ministério da Saúde deverá incluir o exame de mamografia na assistência oferecida pelos Centros de Referência para Tratamento da Saúde da Mulher e, quando houver falta do aparelho, o exame deverá ser oferecido pelas unidades de saúde de pequena e média complexidade dos municípios considerados pólos.
O projeto de lei foi enviado à Comissão de Finanças e Tributação e o deputado Enivaldo Ribeiro (PPB-PB) foi nomeado relator. O projeto será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta