5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Mãe de Deus desenvolve ?Projeto Qualificação da Gestão Hospitalar?

Publicidade

O modelo de gestão hospitalar do Mãe de Deus, de Porto Alegre, será transferido para hospitais do SUS. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre o Ministro da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O Projeto Qualificação da Gestão Hospitalar é constituído por três etapas: elaboração do diagnóstico das organizações selecionadas; treinamento para transferir o modelo de gestão (econômico-financeiro, assistência, gestão de pessoas e do relacionamento com clientes); implantação das ações definidas durante a capacitação e, em seguida, o acompanhamento.

O programa atenderá 50 hospitais do Rio Grande do Sul. Até o momento, 37, divididos em 3 grupos, receberam o treinamento. Desses, 32 já implantaram e outros três estão em estágio de implantação. Segundo o consultor técnico, Sérgio Rufini, os resultados já podem ser identificados em 14 hospitais. ?Houve melhoria no sistema de gestão, na estrutura e capacitação pessoal e no relacionamento com o poder público municipal e estadual. Além disso, houve redução do déficit operacional e aumento no aporte de receitas não operacionais?, afirma.

A partir de julho, será disponibilizado no portal da Secretaria Estadual da Saúde, um site com um conjunto de indicadores de desempenho dos hospitais participantes, cujo acompanhamento possibilitará uma visão não apenas individual, mas também coletiva dos resultados obtidos.

       
Publicidade

Deixe uma resposta