Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Mãe de Deus anuncia Universidade Corporativa

Publicidade

Gerar conhecimentos, com a finalidade de aprimorar as competências de seus colaboradores, foi a mola propulsora que levou o Hospital Mãe de Deus, localizado em Porto Alegre (RS), a lançar a Universidade Corporativa Mãe de Deus. ?Na medida em que os colaboradores possuem habilidades adequadas às nossas necessidades, conseguimos cumprir nossa missão estratégica e nos tornamos mais competitivos?, acredita Alceu Alves da Silva, diretor administrativo do Sistema de Saúde Mãe de Deus. A iniciativa conta com parcerias da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), da Universidade Caxias do Sul (UCS), do Instituto de Administração e Ciências Hospitalares e Sociais (IACHS), da Secretaria Estadual de Saúde e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS).
Ao todo serão oferecidos seis cursos de extensão, uma graduação em administração hospitalar, uma pós-graduação em medicina do exercício e um MBA em gestão da saúde. De acordo com Silva, haverá cursos abertos ao público em geral, alguns voltados para funcionários do hospital e parceiros e outros destinados exclusivamente aos colaboradores da instituição. ?Em alguns cursos fornecemos formação específica adequada à estratégia do hospital?, esclarece o executivo.
O investimento inicial no projeto chega a R$ 600 mil. Isso porque o Mãe de Deus optou por firmar parcerias com instituições de ensino em vez de criar toda infra-estrutura necessária, o que incluía montagem de salas de aula. ?Ao adotar esse modelo, conseguimos desenvolver um projeto com custo reduzido e que nos garante mobilidade, uma vez que podemos fechar acordos com outras instituições para a utilização da infra-estrutura?, afirma.
O executivo conta que a parceria com a Unisinos garantirá desconto de 30% aos funcionários da instituição. Além disso, Oliveira destaca que a assinatura do convênio com a Universidade para a graduação em administração hospitalar permite agregar valor ao curso. ?Uniremos a teoria acadêmica com nosso conhecimento prático, o que possibilitará ao aluno uma formação mais completa e adequada ao mercado de trabalho?, observa.
A parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos será voltada para área de estágios da Universidade Corporativa. Enquanto o acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul prevê a Consultoria em Gestão de Saúde. ?Iremos repassar para unidades hospitalares, que atendem o SUS, a nossa experiência na área de gestão. Assim, junto com as instituições faremos um mapeamento dos processos, desenharemos o plano estratégico e implementaremos as ferramentas com objetivo de melhorar o desempenho desses hospitais?, revela Oliveira. Segundo ele, esse projeto com a Secretaria deve envolver 40 instituições de saúde no Estado do Rio Grande do Sul, totalizando 8 mil leitos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta