🚀 HIS 17 Última chance: Mais de 5.000 inscritos! E você? Já emitiu sua credencial gratuita Clique aqui

Localização em tempo real: mais simples, avançada e acessível

Publicidade

* Fernando Claro

A tecnologia RTLS (Real Time Location System), voltada para a localização e rastreamento de pessoas e equipamentos em diversos setores, incluindo indústria, varejo e saúde, passou por constante evolução nos últimos 10 anos e tornou-se muito mais acessível. A maturidade alcançada pelo RTLS com a operação baseada em redes Wi-Fi, além da maior produtividade e segurança proporcionada pelo sistema, já desperta o interesse de empresas brasileiras.

O Tag RTLS consiste em um equipamento do tamanho de uma caixa de fósforos que, transportado por uma pessoa ou conectado a um objeto, é rastreado por um conjunto de antenas ou em redes Wi-Fi. Ele torna possível determinar a localização precisa e em tempo real de pessoas e itens críticos. Graças à flexibilidade do sistema, é possível implantá-lo em múltiplos setores, inclusive em hospitais.

A tecnologia também é capaz de medir a temperatura, vibração e outros parâmetros ambientais, o que é importante para, por exemplo, transportar e armazenar itens que dependem de regulação da temperatura, como medicamentos e equipamentos cirúrgicos.

Nos últimos dois anos, vem crescendo o uso do RTLS com tecnologia Wi-Fi, uma vertente mais simples, avançada e com o custo reduzido em relação ao sistema que opera por antenas proprietárias. O RTLS em Wi-Fi ainda está sendo introduzido no Brasil e, a partir de 2009, deve começar a ser implantando em diversos segmentos.

* Fernando Claro é Vice-Presidente da Seal.

       
Publicidade

Deixe uma resposta