Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Livro vai padronizar tratamento de 33 doenças

Publicidade

As formas de diagnóstico, o tratamento, a medicação e o acompanhamento de pacientes com 33 doenças de alta prevalência no país poderão ser consultados na publicação Protocolos Clínicos Diretrizes Terapêuticas, lançada nesta quarta-feira (06) pelo Ministério da Saúde em livro e CD. O objetivo é padronizar o atendimento a pacientes com estas doenças.
“Esta publicação é de extrema importância para o cotidiano do trabalho profissional à medida que amplia o acesso às informações clínicas e terapêuticas. O documento não se baseia apenas em evidências científicas, mas em narrativas dos pacientes”, disse o secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Alberto Beltrame, ressaltando a importância da humanização da saúde pública no país.
O livro com 600 páginas contém os protocolos de doenças como insuficiência renal crônica, endometriose, doença de Parkison e doença falciforme. Os protocolos abrangem cerca de 6 milhões de pessoas que sofrem de 33 tipos de doenças.
O material aborda desde a caracterização da doenças, o tratamento indicado, os medicamentos a serem prescritos, a forma de administração, o tempo de uso, os benefícios esperados e o acompanhamento necessário.
Para Beltrame, este é um passo importante para assistência médica prestada pelo SUS. “Estamos parametrizando o atendimento, para evitar a grande variabilidade clínica existente. O protocolo é melhor que a bula, pois não tem o viés da indústria farmacêutica”, disse Beltrame.
O secretário destacou também que o protocolo poderá instrumentalizar a Justiça em decisões que envolvam o tratamento de determinadas doenças e auxiliar os gestores públicos na previsão de compras e redução de custos com medicamentos.
Os 10 mil livros e 10 mil CDs serão distribuídos às secretarias municipais e estaduais de Saúde, aos postos de saúde, além de entidades médicas. O documento também estará disponível no site do Ministério da Saúde para consulta pela população.
Até o final de 2010 outra publicação será concluída com os protocolos de mais 30 doenças. O trabalho é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo.
Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta