Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Liderança garante competitividade no setor

Publicidade

A liderança da gestão corporativa, assunto antes discutido somente nas grandes companhias, hoje permeia todas as empresas de uma maneira geral e requer muito planejamento e profissionalização. A perenidade do negócio só será mantida se esta gestão estiver bem azeitada e todos os seus colaboradores envolvidos neste negócio. O cenário foi bem ilustrado por Maria Silvia Bastos Marques, que participou da terceira noite de palestras do Saúde Business Fórum, na Bahia. Ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional e atual conselheira do Grupo Pão de Açucar, a executiva falou sobre liderança de gestão aplicada no setor de saúde. De uma maneira sintetizada, a boa gestão requer uma profissionalização dos líderes, dos processos através de um planejamento, inclusive orçamentário e saber rentabilizar o negócio. ?O ponto de partida é entender primeiro qual é a missão do negócio, seu escopo, foco atual e futuro. Entender os seus produtos, serviços, mercados em que atua, saber onde competir e onde quer chegar?, explica Maria Silvia.
Rentabilizar o negócio é outro desafio que os hospitais enfrentam. Como qualquer empresa, o hospital também precisa pensar em retorno financeiro, na sua sobrevivência e no mercado, que hoje é extremamente competitivo. Seja uma casa de saúde, um hospital regional, uma grande rede ou centro de atendimento, a instituição deve definir primeiro sua atuação e partir para os desafios do seu nicho em busca de recursos e profissionalização.
?Não existe gestão eficaz sem um planejamento eficaz. A empresa precisa manter uma reestruturação permanente dos custos, traçar um plano estratégico, com diferentes cenários, alternativas e possibilidades, para aí sim ter um ativo diferenciado. O principal papel da liderança é gerir as pessoas como ferramenta para alavancar resultados, pois elas são o grande diferencial competitivo de uma empresa?, finaliza.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta