Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

LENTES DE CONTATO: NO BRASIL SÃO 8,4 MILHÕES DE USUÁRIOS

Publicidade

Elas têm uma boa aceitação no mercado e atendem 8,4 milhões de usuários no País, isso apenas para correção de grau. Os dados são da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria e mostram ainda que, por estética, no Brasil mais de 500 mil pessoas utilizam lentes coloridas. “Isso mostra um mercado em expansão que ainda tende a crescer muito, pois as pessoas estão em busca de conforto e segurança”, diz Dr. José Geraldo do Inob – Instituto de Olhos e Microcirurgia de Brasília.

Segundo o oftalmologista, as lentes de contato geram resultado mais próximo da visão natural que os óculos. “Elas podem ser encontradas em função corretiva, para ajuste de erros de refração, como a miopia. Há as cosméticas, que servem para colorir a superfície dos olhos, e as terapêuticas, que tratam distúrbios não refrativos dos olhos, como por exemplo, a ceratite e o edema de córnea. Existem até mesmo as lentes de proteção ultravioleta, que minimizam os efeitos dos raios danosos do sol”, esclarece.

As lentes ainda são classificadas em rígidas e gelatinosas. A primeira não absorve água e é indicada para pessoas com grau elevado de miopia e astigmatismo, sendo aconselhada para pessoas com ceratocone. Já a gelatinosa é recomendada para quem está se adaptando, por isso há uma maleabilidade, além de serem de baixo custo. “Sem dúvida, uma das lentes de grande importância é intra-ocular, implantada no olho durante a cirurgia de catarata em substituição ao cristalino – que é a lente natural. Como ganho secundário, muitas vezes corrige alterações como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia”, revela Dr. Geraldo.

PRECISÃO – Aos que praticam esportes, as lentes de contato são uma grande vantagem, pois permitem alcançar um melhor desempenho por meio da acuidade visual. Muitos atletas aderem inclusive a algumas lentes coloridas, que filtram certos comprimentos de onda de luz para tornar os detalhes visuais mais precisos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta