Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Legislação sanitária para laboratórios clínicos entra em vigor

Publicidade

Publicado no Diário Oficial da União em 14 de outubro, a RDC 302/2005 da Anvisa, entra em vigor para garantir a qualidade dos exames e a diminuição dos riscos inerentes aos processos de trabalho dos serviços prestados pelos laboratórios clínicos. Esta é a primeira legislação de vigilância sanitária de âmbito federal para laboratórios clínicos e postos de coleta. Na nova regulamentação está detalho todos os passos para a coleta de material, análise de amostras e emissão de laudos. A partir de agora os laboratórios clínicos deverão ter um profissional legalmente habilitado como responsável técnico. Esse profissional poderá responder por, no máximo, dois serviços, seja de coleta ou análise. A publicação também obriga a inscrição dos estabelecimentos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Os usuários ganharam o direito de acesso a toda informação necessária antes do procedimento de coleta. Caso o resultado de um exame demonstre a necessidade de uma ação imediata, o laboratório deve entrar em contato com o médico, paciente ou responsável. Além disso, todos os resultados deverão ser arquivados por um período de cinco anos, garantindo a sua rastreabilidade.
Os laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial terão 180 dias para adequação às novas regras. No Brasil, existem cerca de 18 mil laboratórios que realizam diagnósticos fundamentais para o tratamento médico.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta