Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Laboratório Hermes Pardini apresenta serviço de B2B

Publicidade

O Laboratório Hermes Pardini (HP), com sede em Belo Horizonte (MG) é o segundo maior em volume de exames do mundo. E a estratégia para alcançar o topo é investir em tecnologia da informação. A partir de um projeto de software de gestão laboratorial desenvolvido com a Leme Informática, a meta é ampliar a automação do laboratório para cerca de cinco mil laboratórios conveniados em todo o País. Para alcançar o objetivo, o HP construiu um amplo sistema de logística, capaz de processar no mesmo dia o sangue colhido, por exemplo, de um paciente em Rondônia. Em números, as viagens de material para exame em todo o território nacional chegam à média de 881 mil quilêmotros por mês. Diariamente, o laboratório realiza mais de 60 mil exames, o que o deixa atrás apenas do laboratório Quest, dos Estados Unidos, que registra cerca de 65 mil exames por dia.
A ferramenta principal será a Tecnologia da Informação, a partir de um projeto de business to business, o HP-B2B, que permitirá uma integração total entre os laboratórios conveniados e o sistema do IPCHP.
Isso significa que os pedidos de exames gerados pelo laboratório-cliente serão gravados on-line, dentro do Sistema do IPCHP e, no instante seguinte, serão impressas as etiquetas de código de barras para a identificação das amostras biológicas. Os resultados dos exames também serão enviados online para o banco de dados do laboratório-cliente.
De acordo com os técnicos, o novo sistema informatiza a estrutura de segurança do laboratório, desde a retirada de sangue do paciente até o resultado da análise. Um exemplo disso é que, com as informações totalmente disponibilizadas via internet pelos laboratórios conveniados, já na chegada do material, as etiquetas que explicarão o tipo de análise a ser feita estarão impressas e colocadas nos recipientes próprios.
Até o final do ano, cerca de 600 laboratórios já deverão estar ligados a essa rede, trocando informações com a sede do HP e obtendo resultados online.
A instalação do software está na primeira das três fases em que o projeto foi idealizado. Nela, os conveniados terão acesso, via web, à interface dos exames nos moldes da produzida pelo laboratório. Na segunda, a ser concluída ainda neste ano, os laboratórios que utilizarem o serviço terão acesso aos resultados online. A última etapa, prevista para 2004, fará a padronização gerencial dos laboratórios conveniados dentro do ambiente tecnológico utilizado pelo HP.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta