Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Kit de diagnóstico desenvolvido no Brasil recebe chancela da OMS

Publicidade

Um kit de diagnóstico para exames parasitológicos desenvolvido pela Diagnostek, indústria especializada em produtos científicos em Itu (SP), foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde uma das 8 tecnologias mais inovadoras do mercado mundial. Selecionado dentre 84 tecnologias enviadas por 29 países para avaliação de uma comissão de especialistas indicados pela OMS, o Paratest® foi apresentado no 1º Fórum Global sobre Dispositivos Médicos da OMS, realizado em Bangkok, na Tailândia, em Setembro de 2010. O inventor do kit e presidente da Diagnostek, José Carlos Lapenna, foi convidado pela OMS a demonstrar a usabilidade do produto durante o Fórum, que reuniu especialistas, profissionais, representantes de governos e empresas do setor de Saúde de 194 países.

O kit é simples e econômico e possui um grau de eficiência e precisão para os exames parasitológicos de fezes que chega a 100%. Sua estrutura compacta permite realizar os testes nos locais mais remotos, com total segurança, além de custar em torno de US$ 1 cada.

Enquanto um teste convencional tem em média 12 etapas, o Sistema Paratest® sintetiza vários passos do exame parasitológico de fezes em praticamente um só, desde a coleta, passando pela conservação (formalina a 5% tamponada), diluição, filtragem e concentração, proporcionando uma amostra altamente limpa para a análise microscópica. Assim é possível realizar muito mais exames em um reduzido espaço físico e de tempo, a um custo mais baixo que os convencionais.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta