Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Karin Rodrigues Massaro assume presidência da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores

Publicidade

Karin Schmidt Rodrigues Massaro assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames para o biênio 2005/2006. É a primeira mulher a presidir a entidade desde sua fundação em 1988. Na cerimônia de posse, Karin recebeu uma “Menção Honrosa” do VI Prêmio Bernardo de Oliveira Martins com poema Grande, escrito em homenagem ao seu pai Djalma Rodrigues.
Casada e mãe de dois filhos, Karin Schmidt Rodrigues Massaro divide seu tempo entre a família, trabalho e a leitura. Médica responsável pelo Serviço de Hematologia do Hospital Santa Catarina e do Centro de Estudos Fanem, Karin escreve desde os 7 anos de idade. É autora da obra “Plano e Convexo”, que escreveu aos 16 anos, tendo sido muito elogiada na época, inclusive pela Ministra da Educação Esther de Figueiredo Ferraz. Escreveu também “Amor e Hepatite Viral”, livro de poesia publicado em 2000.
Este ano, a poesia vencedora do VI Prêmio Bernardo de Oliveira Martins foi Antes Só de Marcos Roberto dos Santos Ramasco, médico oftalmologista da cidade de Campinas – SP.
A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames – São Paulo, fundada em 16 de setembro de 1988, reúne mais de cem membros titulares, basicamente, médicos escritores de literatura NÃO-CIENTÍFICA, além de escritores de outras formações profissionais (advogados, engenheiros, jornalistas, dentistas, arquitetos etc). Com freqüência de cerca de 40 participantes, a reunião mensal tornou-se tradição e foi batizada de “Pizza Literária”. Num ambiente descontraído de uma pizzaria os membros da Sobrames-SP têm a oportunidade de ouvir os trabalhos dos colegas.
A cada dois anos a Sobrames-SP promove uma Jornada Médico-literária em cidades do interior paulista. Em maio último, foi realizado o XX Congresso Nacional da Sobrames, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Além da existência de regionais da entidade na maioria dos estados brasileiros, os médicos escritores mantêm participação em algumas associações em outros países, como: LISAME – Liga Sul Americana de Médicos Escritores (Buenos Aires – Argentina); UMEM – União Mundial de Escritores Médicos (Lisboa – Portugal), cujo congresso realizou-se de 27 de setembro a 3 de outubro de 2004 (com a participação de representantes da Sobrames-SP); e UMEAL – União de Médicos Escritores e Artistas de Língua Lusófona (Lisboa – Portugal), entre outras.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta