Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Justiça condena hospitais por erro em diagnóstico de HIV

Publicidade

Os hospitais Vila Nova e de Alvorada foram condenados pela 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul por conta de má-prestação de serviço, que resultou num falso diagnóstico de HIV. O autor da ação foi diagnosticado, e tratado, erroneamente como se fosse portador do vírus da aids. As informações são do portal Terra Brasil.
Os hospitais terão de pagar indenização por danos morais no valor de R$ 12 mil, corrigidos monetariamente, à representante do paciente. Em maio de 2003, ele buscou atendimento no Hospital Alvorada, apresentando insuficiência respiratória e expelindo sangue pela boca.
Permaneceu internado na instituição até o dia seguinte, onde foi diagnosticado como portador de tuberculose agravada por aids. Transferido para o Hospital Vila Nova, foi medicado até meados de junho – quando recebeu alta – com antivirais, embora sempre negasse a doença, alegando já ter feito o exame.
A vítima sentiu-se mal novamente três dias depois e voltou a ser internado no Vila Nova, onde permaneceu até 15 de julho, quando detectaram que ele não era soropositivo.
Ele morreu em 2 de outubro de 2004, no Hospital Independência, de insuficiência ventilatória, causada pela tuberculose.
No entendimento do relator da apelação, desembargador Artur Arnildo Ludwig, a instituição hospitalar assume a responsabilidade pelo paciente e responde pelos eventuais danos causados.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta