Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Into lança sistema inédito de cirurgia no país

Publicidade

O Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde, anunciou uma técnica cirúrgica inédita no Brasil, aliando o Arco em C tridimensional, equipamento que permite imagens em 3D, com navegação baseada no conceito do Sistema de Posicionamento Global (GPS). É o único hospital público do país que possui o aparelho. Outra unidade desse equipamento avançado é encontrada somente em um hospital particular, no Rio Grande do Sul. Dentro do centro cirúrgico, o Arco em C tridimensional é uma espécie de tomografia computadorizada dinâmica. Com o aparelho, é possível observar ao monitor todo o procedimento cirúrgico, em tempo real. Permite, dessa maneira, realizar cirurgias minimamente invasivas e acelerar a reabilitação do paciente.
O método possibilita maior precisão na técnica cirúrgica na colocação das próteses de quadril e joelho e nas cirurgias para fraturas do fêmur do idoso, da pelve e do acetábulo. A técnica inédita também facilita a colocação da haste intramedular de ossos longos, para fixação de fraturas do fêmur e tíbia.
Para o Into, instituto de referência nacional de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, o sistema é um avanço para os pacientes, que ficarão menos expostos às infecções de trauma cirúrgico, além da reduzir o tempo de internação em 50%, o que permite maior rotatividade de leitos.
Em comparação com técnicas de cirurgias tradicionais, o novo procedimento reduz o quadro de sangramento em 70%. A associação do Arco C tridimensional com a navegação irá melhorar a qualidade no atendimento no serviço de trauma, que, neste ano, deve alcançar 26% do volume cirúrgico total da instituição, que é de 5.370.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta