Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Intensivistas debaterão sobre Transplantes e doação de órgãos

Publicidade

Capacitar e qualificar os intensivistas que atuam nas regiões Norte e Nordeste do país são as principais metas do VIII Congresso Norte/Nordeste de Medicina Intensiva (CONNEMI), que acontecerá de 5 a 7 de maio de 2011, em Belém, Pará.

A capital da Amazônia reunirá profissionais dos 16 estados que integram essas regiões do Brasil. A grade científica destacará temas de grande importância na saúde pública. A questão do transplante e doação de órgão ganhará destaque durante o evento. A relação do intensivista com a medicina de transplante será apresentada pelo Dr. Ederlon Rezende, presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

“É na Unidade de Terapia Intensiva aonde ocorrem e são diagnosticadas grande parte das mortes encefálicas. O médico intensivista tem um papel fundamental nesse processo, já que domina todas as técnicas e detém o conhecimento necessário para converter os potenciais doadores em doadores efetivos”, afirma Dr. Ederlon.

O convidado internacional, que participará do CONNEMI, será o médico português Rui Moreno, presidente da Sociedade Europeia de Terapia Intensiva. O intensivista apresentará o sistema de captação em Portugal e como funcionam as coordenações de transplantes por lá. “Esse debate contribui para o desenvolvimento do atendimento, pelo intensivista, do potencial doador e da família, que no momento de perda pode ajudar no salvamento de outras vidas”, ressalta a Dra. Leila Rezegue, presidente do CONNEMI. www.connemi.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta