Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Inteligência artificial na segurança do paciente é aposta da Input para 2011

Publicidade

A Input, empresa brasileira especializada em tecnologia da informação para o segmento de saúde, anunciou o investimento de R$5 milhões em sua área de Pesquisa e desenvolvimento. Entre os investimentos está o desenvolvimento de um sistema voltado à segurança do paciente baseado em Inteligência artificial. As expectativas da empresa com os novos produtos são de quadruplicar seu faturamento.
Destinado aos centros cirúrgicos das instituições de saúde, a solução é comandada totalmente por um sistema de voz, que é acionado pelo médico e é responsável por toda a checagem de equipamento, equipe médica e protocolos de segurança baseados no conceito de cirurgia segura. ?Por comando de voz o médico pode acessar o prontuário do paciente sem o auxílio de um mouse ou teclado dentro do centro cirúrgico, o que aumenta a agilidade no procedimento?, afirma o diretor comercial da Imput Edson Fontes.
Segundo Fontes, o fato de possuir uma acreditação não traz ao hospital a plena segurança de seus procedimentos, é Necessário gerenciar estes processos de forma eficiente e sem falhas. ?O Software contempla uma inteligência artificial voltada para a área clínica. O objetivo é passar mais segurança ao médico e seu paciente. Não basta o hospital ser acreditado ele tem que ter uma ferramenta de gestão dos processos de segurança do paciente?.
Os protocolos de segurança seguidos pelo software estão baseados em manuais de acreditadoras e da própria OMS, no entanto ele pode ser adaptado às necessidades de cada hospital. A unidade de saúde pode customizar estes protocolos com o auxílio da ferramenta.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta