🚀 HIS18 Já conferiu os primeiros palestrantes do HIS? Já são mais de 20! CLIQUE AQUI

Integração entre sistemas de saúde

Publicidade

Com 28 anos de história, a Unimed Volta Redonda tem como missão valorizar a vida provendo soluções em saúde. Atualmente, a cooperativa conta com aproximadamente 58 mil clientes, e mais de 450 médicos cooperados.

A cooperativa comemora mais uma conquista: o certificado da HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), certificação nível 7, sendo a segunda instituição no Brasil a ter o estágio, uma prova da sua busca por um aprimoramento contínuo.

Visando oferecer um atendimento mais rápido e eficiente, com diagnósticos e tratamentos mais precisos para seus usuários, a Unimed Volta Redonda optou por investir na Integração de Informações em Saúde. O valor dessa aposta pode ser compreendido no melhor aprimoramento do atendimento do paciente, pois favorece uma organização mais eficiente e completa dos dados médicos, melhorando a eficiência do diagnóstico e tratamento.

A Integração de Informações em Saúde, com a ferramenta de Registro de Saúde (RES), tem como intuito  facilitar o acesso às informações assistenciais do paciente, ou seja, os médicos poderão acessar de seu consultório os dados clínicos de cada pessoa atendida: medicações prescritas, procedimentos, consultas, laudos e exames realizados dentro do Hospital Unimed Volta Redonda e Pró-Vida – Unidade de Atenção à Saúde tornando os atendimentos mais efetivos.

De acordo com Luiz Carlos Guimarães Junior, Superintendente de Tecnologia da Informação e Administrativo da Unimed Volta Redonda durante a implementação da ferramenta Registro Eletrônico de Saúde (RES), a Unimed Volta Redonda enfrentou dois obstáculos: a adesão dos médicos a estrutura incompatível com a ferramenta em alguns consultórios, que ocasionava lentidão no sistema. Diante dos obstáculos, a cooperativa traçou estratégias para engajar os médicos e facilitar a adesão. Atualmente, aproximadamente, 90% dos médicos utilizam esta plataforma.

Antes da implementação a todos os cooperados, foi realizado um projeto piloto para que 47 médicos pudessem avaliar a plataforma e apontar melhorias, para tornar a ferramenta mais assertiva, relevante e intuitiva.

Guimarães Junior reforça que depois de implantado, o RES contribui para o aumento da qualidade e segurança no cuidado integrado aos pacientes, permitindo a visualização de dados, exames, prescrição médica, prontuários do Pró Vida (Unidade de Atenção à Saúde) e do Hospital e resultados diversos; agilidade no atendimento assistencial, com informação rápida sobre o diagnóstico do paciente; e continuidade na atenção à saúde. Além disso, a Unimed Volta Redonda também se beneficia com a redução da realização de exames desnecessários, trazendo assim ganhos significativos.

A respeito da premiação Referências da Saúde, ele reitera que ela demonstra que a Unimed Volta Redonda investe constantemente em tecnologia e que esse valor agregado contribui para a resolutividade na assistência aos seus clientes. E que a cooperativa acredita que o projeto tende a se expandir, compartilhando com mais instituições de saúde o benefício gerado com o auxílio do RES.

Clique aqui para ver o estudo Referências da Saúde 2017 & Top Hospitalar.

       
Publicidade

Deixe uma resposta