Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia realiza mutirão de cirurgia de joelho

Publicidade

O Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into) realizará, entre 12 e 16 de janeiro, em sua unidade assistencial, o Hospital de Traumato-Ortopedia (HTO), o 3º Mutirão de Cirurgia de Joelho. O evento vai beneficiar 45 pacientes com lesões graves que esperavam há mais de um ano pela cirurgia. Normalmente, o hospital faz cerca de dez operações por semana. Os pacientes, a maioria do sexo feminino, faziam parte de uma lista com cerca de 2.200 pessoas que aguardam hoje por uma cirurgia de joelho no HTO. “A demanda cresce a cada dia e, como as cirurgias são de alta complexidade, não conseguimos atender a todos com rapidez. O grande benefício dos mutirões é que operamos em uma semana o mesmo número de pacientes que seriam operados em mais de um mês”, explica o chefe de Cirurgia de Joelho do HTO e coordenador do mutirão, dr. Lais Turqueto.
Segundo ele, para cada paciente operado, há cinco novos na fila de espera. Por ser um centro de excelência em traumato-ortopedia de alta complexidade, o HTO acaba recebendo pacientes de todo o país atrás desse tipo de atendimento.
Nas três salas que serão destinadas às operações, seis cirurgiões, todos do HTO, e mais uma equipe formada por médicos residentes, instrumentadores e anestesistas do hospital, estarão acompanhados por outros ortopedistas, que participarão do mutirão como espectadores, em busca de capacitação profissional.
Para diminuir ainda mais a lista de espera, o HTO pretende fazer outro mutirão semelhante em maio, com um diferencial: as cirurgias serão filmadas e transmitidas ao vivo para o auditório do Into, onde os médicos que estiverem assistindo poderão interagir com os cirurgiões por meio de perguntas. Esse procedimento vai possibilitar a capacitação de um número ainda maior de profissionais.
O Into foi instituído pelo Ministério da Saúde, em 1994, como órgão normatizador de procedimentos em ortopedia no país. O HTO oferece à população, através do SUS, serviços médicos e clínicos em 13 especialidades ortopédicas. Sua equipe tem mais de 50 médicos e 1.110 funcionários.

Serviço:
INTO realiza 3º Mutirão de Cirurgia de Joelho
Data: 12 a 16 de janeiro (segunda a sexta-feira)
Horário: 8 às 17hs
Local: sede do HTO – Rua do Resende, 156 – Centro, Rio de Janeiro.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta