Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Instituto Brasileiro de Controle do Câncer coloca PET-CT em operação

Publicidade

O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), referência no tratamento oncológico no estado de São Paulo e um dos principais centros de formação de mastologista no País, está dando continuidade em seu projeto de expansão, que teve início há cerca de dois anos. O aumento na estrutura física do hospital e a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, como PET-CT, destinado ao diagnóstico do câncer, fazem parte desse projeto.

Com um investimento de R$ 740 mil, o IBCC adquiriu um equipamento de ponta, que tem a capacidade de medir alterações no metabolismo celular por todo o corpo, detectando as mínimas lesões tumorais existentes. Com a capacidade de realizar 10 exames por dia, o PET-CT pode avaliar simultaneamente a presença de alterações funcionais, possibilitando assim um diagnóstico precoce e mais preciso de diversos tipos de câncer, doenças neurológicas e doenças cardiológicas.

O exame é realizado através da injeção de pequena quantidade de um radiofármaco, que consiste em glicose marcada com material radioativo (flúor-18). O paciente permanece, então, por cerca de 30 minutos no aparelho, onde serão produzidas imagens diagnósticas detalhadas.

Segundo a Coordenadora do Serviço de Medicina Nuclear do IBCC, drª. Márcia Garrido Modesto, “Preparado para atender uma grande demanda de pacientes, o IBCC aposta na tecnologia PET-CT para produção de imagens com altíssima qualidade, de forma rápida e com maior conforto, oferecendo precisão na identificação precoce de doenças”

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta