✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Instituições de saúde dos EUA lançam banco de dados médico

Publicidade

Três institutos da área de saúde dos Estados Unidos estão lançando nesta semana o primeiro banco de dados de acesso livre com resultados de transfusões de sangue e transplantes de medula óssea, informa a Agência Fapesp.
O serviço pretende oferecer dados genéticos e também relacionados a idade, gênero e etnicidade de 1,3 mil indivíduos de diversos países que doaram ou receberam os transplantes. A iniciativa é do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), da Biblioteca Nacional de Medicina (NLM), e do Centro Nacional para Informação em Biotecnologia (NCBI), órgãos que pertencem aos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) do governo norte-americano. Ele pode ser acessado no endereço www.ncbi.nih.gov/mhc
Com o novo banco de dados, pesquisadores do mundo inteiro poderão acessar dados importantes a respeito do papel dos doadores e das taxas de sobrevivência de transplantados que receberam sangue ou medula óssea. Os idealizadores do projeto acreditam que, com tais informações em mãos, médicos e pacientes poderão avaliar melhor os benefícios e riscos potenciais dos transplantes no tratamento de doenças como leucemia.
?Trata-se de uma fonte importante de informações que facilitará as previsões dos resultados de transplantes e permitirá que os médicos possam adequar terapias às necessidades específicas de seus pacientes?, disse Anthony Fauci, diretor do NIAID, em comunicado do instituto.

       
Publicidade

Deixe uma resposta