Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Instituições de saúde dos EUA lançam banco de dados médico

Publicidade

Três institutos da área de saúde dos Estados Unidos estão lançando nesta semana o primeiro banco de dados de acesso livre com resultados de transfusões de sangue e transplantes de medula óssea, informa a Agência Fapesp.
O serviço pretende oferecer dados genéticos e também relacionados a idade, gênero e etnicidade de 1,3 mil indivíduos de diversos países que doaram ou receberam os transplantes. A iniciativa é do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), da Biblioteca Nacional de Medicina (NLM), e do Centro Nacional para Informação em Biotecnologia (NCBI), órgãos que pertencem aos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) do governo norte-americano. Ele pode ser acessado no endereço www.ncbi.nih.gov/mhc
Com o novo banco de dados, pesquisadores do mundo inteiro poderão acessar dados importantes a respeito do papel dos doadores e das taxas de sobrevivência de transplantados que receberam sangue ou medula óssea. Os idealizadores do projeto acreditam que, com tais informações em mãos, médicos e pacientes poderão avaliar melhor os benefícios e riscos potenciais dos transplantes no tratamento de doenças como leucemia.
?Trata-se de uma fonte importante de informações que facilitará as previsões dos resultados de transplantes e permitirá que os médicos possam adequar terapias às necessidades específicas de seus pacientes?, disse Anthony Fauci, diretor do NIAID, em comunicado do instituto.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta