Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Inovação e Saúde

Publicidade

* Isaias Masiero Filho

Nesse mês, comemoramos o dia da Saúde (07.04), criado em 1948 pela OMS. O Brasil tem criado diferentes mecanismos para o fomento a inovação tecnológica nesse setor, mas ainda estamos longe de ser referência em técnicas e tratamentos de nossos pacientes.

O dia a dia da saúde está nas mãos de profissionais da área, entre eles, o médico que diagnostica, trata, cuida e que consegue vislumbrar em suas ações de trabalho novas formas de equipamentos que podem aprimorar as técnicas existentes e levar o Brasil a despontar nessa área.

O Brasil tem se destacado nessa linha onde parceria entre médicos e empresas já renderam diferentes patentes de novos produtos para técnicas minimamente invasivas, ou seja, aquelas em que não é preciso fazer uso do método tradicional de cirurgia nos pacientes.

Os investimentos anuais estimados no Brasil em P&D de produtos minimamente invasivos são de US$ 30 milhões, com crescimento de 15%%. Boa parte dos materiais utilizados é importada, o que torna o processo ainda mais caro para pacientes e para o próprio SUS.

Médicos e empresas estão sensibilizados para o desenvolvimento de tecnologia nacional nessa área, mas esforços por parte do governo como o estabelecimento do poder de compra, principalmente, nas esferas estaduais e municipais, viabilizaria a inserção das tecnologias nacionais nessas iniciativas.

* Isaias Masiero Filho é engenheiro da Biokyra Pesquisa e Desenvolvimento.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta