HIS17 É hora de mudar a saúde! Faça como seus colegas, participe do HIS. Quero participar da mudança

Infraestrutura básica de TI dos estabelecimentos de saúde [Infográfico]

Publicidade

Foi lançado na última quinta-feira, 20 de agosto, o TIC Saúde 2014, pesquisa conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A pesquisa fez um mapeamento da adoção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos estabelecimentos de saúde brasileiros e é uma fonte riquíssima de informações.

Iniciamos hoje uma nova série de infográficos, destrinchando o TIC Saúde 2014. Para começar, observamos que há um certo equilíbrio no uso de computadores nas diversas regiões do País: nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste a média de uso de computadores nos últimos 12 meses superou os 92% das instituições. Entretanto, isso não significa que todos utilizem os computadores da mesma forma ou tenham acesso à internet.

Um dado que surpreende é quanto à existência de um departamento ou área dedicado à TIC nessas instituições: justamente onde o uso da internet referido pelos entrevistados foi menor. Além disso, esse é o único caso em que a região Nordeste se destaca com uma forte presença.

Referente ao uso de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), a região Norte é a campeã. Associado a um alto grau de utilização da internet (comparado com as demais regiões), o PEP permite a troca de informações entre os estabelecimentos de saúde sem a necessidade de papel, filme (exames de imagem) e outros materiais, sendo muito mais rápido e reduzindo desperdícios.

Leia também: TIC Saúde destaca telessaúde em unidades públicas

Infogragico_Tic_Saude_2014

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta