Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Informatização da farmácia do HC agiliza processos e reduz custos

Publicidade

A informatização do controle de retirada de medicamentos na Farmácia Ambulatorial do Instituto Central do Hospital das Clínicas – ICHC, implementada em fevereiro pela instituição, já apresenta os primeiros resultados, permitindo ao hospital garantir o uso racional dos remédios. Com a adoção do sistema, o paciente deve retirar o medicamento prescrito para tratamento por 30 dias. Isso porque, cada paciente é monitorado por meio de receita eletrônica, evitando que o mesmo medicamento seja retirado mais de uma vez no mês. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Instituto Central do Hospital das Clínicas, antes da informatização da farmácia, qualquer paciente, de posse do cartão e de uma receita nova, conseguia retirar, mensalmente, o mesmo medicamento, quantas vezes desejasse. Bastava solicitar a médicos de diferentes especialidades a transcrição da receita médica.
Com o novo sistema, a receita eletrônica é emitida pela farmácia ambulatorial aos pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo. Nela consta o nome do médico, data de retorno à farmácia, horário, nome do medicamento comercial, nome do medicamento pelo princípio ativo, quantidade que está sendo liberada e quantidade prescrita.
Com a informatização da dispensação, o ICHC prevê uma economia de até 30% nos gastos com medicamentos ambulatoriais. Além disso, a medida tem possibilitado atender um número maior de pacientes, com o mesmo quantitativo de compra de medicamentos.
Outra conquista do ICHC, com a informatização, foi a implantação do programa de agendamento eletrônico, por horário, dos pacientes de retorno ou com prescrição de medicamento de uso contínuo. Em um mês de funcionamento, o programa beneficiou 920 pacientes, o que representa 40% dos 2,3 mil que procuram diariamente a farmácia.
O programa também reduziu de 3 horas para 1h10 minutos, em média, o tempo de espera de recebimento do medicamento. São atendidas 60 pessoas por hora – uma por minuto -, independentemente do horário e período.
Atualmente, o desafio do ICHC, dentro da política de humanização de atendimento, é reorganizar a fila das receitas novas. Diariamente são emitidas 1.280 novas receitas pelas especialidades médicas do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta