Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Informações do MonitorAids estão disponíveis em portal

Publicidade

O Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) criou uma forma de acesso on-line para os indeicadores do Sistema Nacional de Monitoramento em Aids (MonitorAids), criado pelo Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict). O portal (http://157.86.8.37) permitirá que pesquisadores de todo o país e parceiros do Ministério da Saúde tenham acesso a informações como o número de preservativos vendidos por ano, os gastos anuais do governo federal para prevenção e assistência à Aids e o percentual da população urbana infectada com o vírus HIV, entre outros.
Os indicadores são resultado do cruzamento de dados do sistema de informações do Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, e do Programa Global de Aids no Brasil, dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
O MonitorAids aponta que 96% da população entre 15 e 54 anos reconhece o uso do preservativo como forma de prevenção, mas apenas 38% dos sexualmente ativos têm relações sexuais com proteção.
Outro número que preocupa os pesquisadores é referente à transmissão vertical do vírus. A média de transmissão de mãe para filho é de 7%, mas o índice chega a 15% na região Norte, apesar de 67% dos brasileiros saberem os riscos da infecção pelo HIV durante a gravidez.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta