Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

INFECTOLOGISTA ESCLARECE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A GRIPE SUÍNA

Publicidade

O mundo está em alerta devido a Influenza Tipo A, como foi rebatizada a Gripe Suína a pedido dos criadores de porcos. No rastro dos primeiros casos identificados no México, a doença causada por uma variação do vírus H1N1 foi confirmada em pelo menos outros 17 países, como Estados Unidos e Espanha. Como toda nova patologia, essa também gera dúvidas freqüentes nos consultórios. A infectologista Eliana Bicudo, diretora da Clidip Hospital-Dia, responde as principais perguntas sobre o tema.

Como ocorre a transmissão?

Como em qualquer gripe, se dá pelo contato com gotículas de secreção infectada dispersas no ar e através das mãos, em contato com o doente. O consumo de carne suína não apresenta nenhum risco.

Quais são os sintomas principais?

São semelhantes aos sintomas da gripe sazonal. Deve-se desconfiar caso a pessoa tenha estado em países acometidos nas últimas semanas e apresente mais de um destes sintomas: febre, dores nas articulações e musculares, dificuldade respiratória e dor de cabeça.

Que medidas devem ser tomadas por pessoas que vão viajar para os países com casos confirmados da doença?

Quem não pode adiar a viagem deverá usar máscara de proteção, evitar ambientes com muitas pessoas e lavar as mãos periódica e cuidadosamente. É desaconselhado compartilhar objetos pessoais e manter contato com indivíduos que apresentem sintomas da Influenza Tipo A.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta