Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Indústrias farmacêuticas podem economizar e se tornar mais verdes, com os compressores Carbon Zero

Publicidade

Indústrias que utilizam água quente, como a farmacêutica, têm agora à disposição compressores de ar com consumo zero de energia. É isso mesmo, consumo zero! Os compressores da série ZR da Atlas Copco acabam de ser certificados com a Carbon Zero.

O consumo de energia desses equipamentos chega a zero porque tudo o que é consumido da rede elétrica, para comprimir o ar, é devolvido na forma de água quente. Ou seja, utilizando esses equipamentos, ao invés de utilizar duas fontes de energia diferentes, uma para comprimir o ar e outra para aquecer a água, agora essas indústrias, como a alimentícia e a farmacêutica, vão precisar de uma fonte de energia apenas. O segredo são os sistemas de recuperação de energia integrados dos compressores da Divisão Oil-free Air da Atlas Copco, que também são isentos de óleo e resfriados a água.

Dessa forma, tais indústrias economizam em custos com o fornecimento de energia e, de quebra, reduzem as emissões de carbono e colaboram para a preservação do meio ambiente. Para ter uma ideia do quanto essa economia representa, o consumo de energia elétrica de um compressor representa cerca de 80% dos custos ao longo de sua vida útil.

Em testes realizados pela entidade alemã independente de certificação TÜV – Technische Überwachungs-Verein, ficou comprovado que, em determinadas condições, a totalidade da energia que entra para alimentar o compressor é devolvida na forma de água quente. Mais em www.caronzerocompressors.com.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta