Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Índice de reclamações de consumidores já está no portal da ANS

Publicidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já colocou em seu portal – www.ans.gov.br – o Índice de Reclamações de junho, que compara as reclamações com indícios de irregularidades feitas pelos consumidores de planos de saúde com as apresentadas em maio. A medida permite que a evolução da qualidade do atendimento das operadoras de planos de saúde seja acompanhada mês a mês pelos consumidores e profissionais de saúde, informa a Agência Brasil. O Índice apresenta as operadoras divididas em três grupos: mais de 50 mil consumidores; menos de 50 mil e mais de 10 mil, e aquelas com menos de 10 mil consumidores.
No índice de junho, o grupo de mais de 50 mil consumidores é integrado por 140 operadoras que atendem 24,1 milhões de consumidores. Em primeiro lugar, o paulistano Unibanco Aig Saúde Seguradora S/A registrou índice de 0,32 e, em segundo, a fluminense Unimed São Gonçalo, 0,29. A carioca Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro ficou em terceiro, com índice de 0,27, subindo do 17º lugar em que estava no índice de maio.
O grupo com menos de 50 mil e mais de 10 mil consumidores é integrado por 378 operadoras, com 8,3 milhões de consumidores. A Universo Assistência Médica S/C Ltda., que tem sede no município de Santo André, na Paraíba, pulou para o primeiro lugar com índice de 2,67, depois de ocupar o quarto em maio. Ficou em segundo lugar, com índice de 2,34, a carioca Save Assistência Médica e Hospitalar S/C Ltda, que estava em primeiro em maio. A que apareceu em terceiro lugar no índice de junho não havia registrado reclamações em maio: Unimed de Limeira (SP), com índice de 1,81.
Com 1.004 operadoras e 3,2 milhões de consumidores, no grupo com menos de 10 mil consumidores se destacou a Planmed ? Plano Saúde São Francisco Ltda, que tem sede em Goiânia, com índice de 41,75, embora esta operadora não tenha recebido reclamações em maio. Em segundo lugar, com índice de 19,33, ficou a carioca NGO ? Consultoria e Administração Ltda., que apareceu em quarto lugar em maio. Sem reclamações em maio, surgiu em terceiro lugar a paulistana MB Assistência Médica S/C Ltda., com índice de 6,57.
Os consumidores de planos de saúde dispõem de atendimento especializado para tirar dúvidas e fazer reclamações. O Disque ANS: 0800-701-9656 atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Se preferir, o consumidor pode usar o e-mail Fale Conosco no portal www.ans.gov.br.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta