HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.800 profissionais! Clique aqui

Indicadores e BSC alinhados ao Planejamento Estratégico e investimentos

Publicidade

O projeto do Hospital São Vicente de Paulo, intitulado ‘Indicadores e BSC Alinhados ao Planejamento Estratégico e Investimentos’, tem como objetivo permitir ao CEO acompanhar as iniciativas de elaboração de táticas a partir de dados informatizados. A ideia é que a ação facilite a tomada de decisão pela alta gestão e agilize o processo.

A solução encontrada foi informatizar todos os indicadores e seus dados. A tecnologia também ofereceu filtros para cada gestor responsável, além do detalhamento de cada uma de seus atividades.  No sistema, ele pode fazer a análise do resultado do indicador, informando as ações implementadas que produziram melhorias no setor ou a elaboração de um plano de ação para a correção de determinadas situações que estão fora da meta. 

Ao observar que os indicadores e dados da instituição não estavam alinhados aos objetivos de planejamento estratégico, a Direção Executiva da instituição criou sua versão informatizada. Segundo a Presidente e Diretora Executiva do hospital, Irmã Marinete Tibério, esse problema precisava ser resolvido, já que gerava falta de interação entre as informações, possibilitando inconsistências em suas análises.

“Além disso, pela complexidade na operação, que é característica das empresas de saúde, o número de indicadores gerados no hospital era muito grande e não permitia segmentações, dificultando o seu acompanhamento pela alta direção’’, completa a Presidente.

Depois de sua implementação, todos os investimentos puderam ser planejados a partir do monitoramento. ‘’Como consequência, estamos sendo mais competitivos no mercado da saúde do Rio de Janeiro’’, contou a Irmã Marinete. Outro resultado complementar do projeto é melhoria da qualidade assistencial e o aumento de receita do hospital.

Com o sucesso da nova ferramenta, há planos para o futuro do projeto: ‘’O que garante a sustentabilidade e expansão é o acompanhamento mensal das análises dos gestores, feito pela alta gestão. Esse processo mantém a cultura de se utilizar e aprimorar a ferramenta, em que somente com a aprovação da CEO, a TI realiza algum ajuste do indicador ou cria algo novo neste sistema.’’ Consequentemente, o instrumento estará em constante atualização, para que os resultados sejam cada vez mais positivos.

       
Publicidade

Deixe uma resposta