Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Inca reúne 61 mi registros de câncer de colo de útero

Publicidade

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) reuniu 61 milhões de registros de informações sobre câncer de colo de útero, totalizando 35 milhões de exames citopatológicos desde 2002. O projeto foi realizado com base em uma solução de business intelligence (BI) da MicroStrategy e começou em abril de 2008. A intenção do projeto é de extrair de forma unificada indicadores disponíveis a todos os gestores de saúde no Brasil. O INCA adquiriu para a implementação do projeto de BI os produtos Architect, Office, Web Analyst, Web Professional, Web Reporter, BI Developer, Web Report Client e Professional Report OLAP, todos da MicroStrategy. O investimento, que inclui consultoria, produtos, equipamentos e treinamento, foi de aproximadamente R$ 500 mil.
O primeiro resultado é a disponibilização desses dados na internet por meio de painéis que auxiliam os profissionais de saúde e gestores no acompanhamento das ações de rastreamento do câncer do colo do útero. Foram criados cinco painéis disponíveis na internet e com informações exclusivas do Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero (Siscolo). Numa segunda fase em andamento está sendo desenvolvido outros relatórios para a coordenadoria de prevenção e controle de câncer.
Novos projetos estão em andamento, como o de assistência para os quatro hospitais de câncer do INCA no Rio de Janeiro e qualidade da mamografia. Além do registro nacional de câncer de base populacional e hospitalar no país e atlas de mortalidade.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta