HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.800 profissionais! Clique aqui

Inca propõe programa de qualidade em mamografia

Publicidade

Em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Nacional de Câncer (Inca) realizou um projeto piloto para a criação de um programa de garantia de qualidade em mamografia, que será encaminhado à Secretaria de Atenção à Saúde em janeiro.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique
O estudo é baseado numa pesquisa com 53 serviços que atendem pelo SUS e que apontou a necessidade de aprimoramento em itens como infra-estrutura, dosagem de irradiação e qualidade da imagem, além da capacitação dos técnicos e radiologistas.
A proposta prevê a entrega de um kit para que os serviços possam mediar a  sensibilidade do filme, a densidade das imagens registradas, a qualidade do processamento das imagens, a temperatura da solução utilizada no processamento do filme e a quantidade de luz no local onde será analisado o exame.
O passo seguinte seria propor ao Ministério da Saúde a regulamentação do credenciamento e do monitoramento dos serviços de mamografia, além da ampliação da qualificação.

       
Publicidade

Deixe uma resposta