Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Inca busca parcerias nos Estados Unidos para a doação de medula óssea

Publicidade

O diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), José Gomes Temporão, embarcou ontem para os Estados Unidos em busca de parcerias para a doação de medula-óssea por pessoas que não sejam parentes, informa o Instituto Nacional do Câncer.
Durante cinco dias, Temporão percorrerá quatro cidades (Nova Iorque, Boston, Worscester e Minneapolis), acompanhado do diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea, Luiz Fernando Bouzas. Eles vão visitar dois importantes registros de doadores voluntários de medula óssea (National Marrow Donor Program e Caitlin Raymond International Registry). Conhecerão também o maior banco de sangue de cordão umbilical e placentário do mundo, o New York Blood Center, que conta com mais de 19 mil cordões armazenados.
O objetivo da visita é desenvolver uma relação direta com esses registros, de forma a agilizar a busca internacional por doadores que não sejam parentes. Atualmente, apenas o Caitlin Raymond International Registry possui contrato com o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Na ocasião, também serão firmados acordos para que o Ministério da Saúde pague diretamente a estes registros pela busca de doadores, dando agilidade ainda maior ao processo de busca. O diretor do Inca pretende ainda obter consultoria destes registros em relação à organização do registro brasileiro.
Fazem parte da comitiva técnicos de Finanças, Relações Internacionais e advogados do Ministério da Saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta