🚀 HIS 17 Última chance: Mais de 5.000 inscritos! E você? Já emitiu sua credencial gratuita Clique aqui

Implementação da gestão de OPME

Publicidade

No período de janeiro de 2015 a junho de 2016, com o desdobramento do planejamento estratégico e com base na análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, o Hospital Padre Albino detectou a necessidade de implementar um plano de ação voltado para órteses, próteses e materiais especiais (OPME) e constituir um núcleo para realizar uma gestão mais eficiente e focada na área.

A carência de aprimorar a segurança do paciente, a eficiência operacional, a redução de desperdícios obtendo boa relação de custo-benefício e a minimização de atrasos no faturamento foram consideradas também importantes para implementação da gestão de OPME.

Ao descobrir a ânsia de uma frente específica, o hospital revisou todo o processo de OPME. Isso incluiu a criação de um núcleo voltado aos processos, a implantação de uma gestão de dispensação, a contratação de um enfermeiro para atuar no controle dos materiais, a criação de um centro de custo para esses materiais, a revisão e cadastramento dos produtos, a centralização das entradas de notas fiscais de OPME com os respectivos códigos dos produtos, a revisão de processos e elaboração de fluxograma, o acompanhamento de cirurgias ortopédicas, visando o controle de materiais utilizados e o conhecimento sobre materiais similares que poderiam substituir os de maior custo.

Em virtude da existência de um círculo vicioso nas negociações dos materiais, um dos desafios foi a busca de novos fornecedores e a homologação de novas marcas junto às equipes médicas, além da renegociação de contratos já existentes.

De acordo com o Presidente da Diretoria Administrativa da instituição, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, o impacto financeiro foi surpreendente para a instituição devido à redução de custos nas aquisições de OPME. ‘’O projeto foi efetivo, os processos definidos e houve o comprometimento de toda a equipe’’, conclui.

Após o processo, foi observada a redução de 20% nos gastos do setor, a rastreabilidade do histórico de cada produto, o aprimoramento dos processos e a ética e transparência nas negociações. ‘’Outro impacto importante registrado foi a motivação da equipe com os resultados alcançados contribuindo para o aprimoramento do projeto’’, conta o Presidente.

O case ainda tem um longo caminho para percorrer. O refinamento contínuo de fornecedores, protocolos médicos e sistema de aquisição dos materiais é importante para sua sustentabilidade.

       
Publicidade

Deixe uma resposta