Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

IEEE desenvolve cartão com informações médicas do paciente

Publicidade

Membros do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), da Universidade de São Paulo, estão desenvolvendo um cartão de acesso a informações dos pacientes que dispensará o arquivo dos exames médicos.
 
Feita em parceria com a Universidad del Valle, na Colômbia, a ferramenta permite ao profissional da saúde o acesso a bancos de dados compartilhados entre diversos hospitais. Em casos de emergência, o cartão pode ajudar a evitar erros de diagnóstico e demora no atendimento.
Por esse sistema integrado, o paciente é recebido pelo atendente no hospital, apresenta a queixa e seu cartão. Na hora do atendimento, o médico tem acesso para visualizar as informações nele contidas, modificar e salvar alterações.
Dificuldades de Implementação
Um ponto negativo referente ao sistema de dados dos pacientes é o fato de que os cartões podem ser perdidos ou falsificados. Para diminuir esse risco, estuda-se a possibilidade de colocar um dispositivo eletrônico na mão ou no braço do paciente.
Outro problema está na formação de um banco de dados integrado entre os hospitais, já que os diferentes médicos nem sempre concordam nas interpretações dos resultados de exames. Além disso, não existe nenhuma padronização estabelecida entre os bancos de dados existentes, que permita fácil conexão entre os sistemas.
De acordo com relatórios do IEEE, os estudos com cartão médico estão em estágio avançado nos Estados Unidos e na Europa, principalmente na França. No Brasil, o projeto está em estudo pelo Hospital das Clínicas e pelo Hospital Universitário.
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta