Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

IBM desenvolve solução para Ressonância Magnética

Publicidade

Os pesquisadores da International Business Machines têm desenvolvido uma ferramenta que fornece imagiologia médica com 100 vezes mais detalhe, ou resolução, que o equipamento convencional.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui
De acordo com a empresa, o avanço da ferramenta de ressonância magnética da IBM baseia-se na detecção de pequenas forças magnéticas. O processo permite ao médico ver embaixo da superfície do tecido sem perturbar os sensíveis materiais biológicos.
Segundo o vice-presidente de estratégia e operações da IBM Research, Mark Dean, esta tecnologia mantém a revolucionária forma de como os vírus, bactérias, proteínas e outros elementos biológicos são vistos.
A IBM desenvolveu a tecnologia em colaboração com o Centro para Sondagem Nanotecnologia (Center for Probing the Nanoscale) da Universidade de Stanford, na Califórnia.
Para o gerente de estudos em nanotecnologia da IBM, Dan Rugar, a ressonância magnética é bem conhecida como um poderoso instrumento para a imagiologia médica, mas a sua capacidade para microscopia foi sempre muito limitada.
Ao contrário das máquinas convencionais de ressonância, que utilizam imagens e rolos gradientes para digitalizar o corpo, o dispositivo da IBM detecta em poucos minutos as forças magnéticas, enquanto a amostra repousa sobre uma microscópica cantiléver – uma pequena lasca de madeira de silício, moldada como uma prancha.
A empresa anunciou que a IBM aplicou, no laboratório, a técnica de uma amostra do vírus tabaco mosaico. A resolução estabelece a quatro nanômetros.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta