Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Vitória recebe prêmio de arquitetura corporativa

Publicidade

O Hospital Vitória acaba de receber o VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa – uma das mais importantes premiações do setor na América Latina – na categoria Obras Realizadas, no segmento Saúde. Inaugurado em dezembro de 2010, o hospital está localizado no Jardim Anália Franco, Zona Leste de São Paulo.

A cerimônia de entrega foi realizada no hotel Sheraton / WTC em São Paulo, em paralelo ao 42º Simpósio de Negócios na Arquitetura Hospitalar. Ao todo foram 1.120 trabalhos inscritos, sendo que 180 foram selecionados pelo júri técnico, que analisou aspectos como relevância, impacto ao meio ambiente, desafio na concepção e qualidade arquitetônica e construtiva da obra.

“Esta premiação é a coroação de um dos mais importantes projetos de arquitetura hospitalar do Brasil”, afirma o diretor de Projetos, Robson Szigethy, responsável pela obra. “Além disso, é a prova de que acertamos em cheio ao reunir o conceito de beleza, sustentabilidade e atendimento médico de qualidade no projeto do Hospital Vitória”, acrescenta o diretor técnico da instituição, Pedro Fausto.

Com mais de 28 mil m² e capacidade para até 233 leitos, o conceito de arquitetura hospitalar é voltado para garantir o bem-estar do paciente e a utilização racional de recursos ambientais. Entre outros diferenciais, o Hospital conta com jardins e fontes internas, além de uma imponente clarabóia no atrium central e uma fachada envidraçada que favorece a utilização da luminosidade natural e reduz o consumo de energia em até 20%.

Além disso, dispõe de um sistema de captação e reuso que permite o aproveitamento da água da chuva para regar os 1,5 mil m² de jardins e áreas externas, evitando o desperdício e atendendo aos importantes requisitos de uma unidade ecologicamente correta.

Sua arquitetura possui um conceito arrojado e privilegia a conveniência dos pacientes, proporcionando condições de qualidade, acesso e expansão ideais para o perfeito funcionamento das atividades médicas, além de prever a flexibilidade dos espaços para permitir a adequação a diferentes utilizações e a modernização das tecnologias. A decoração do hospital foi desenvolvida por Solange Medina, que teve a preocupação de humanizar os espaços aliando elegância, conforto e harmonia para o bem-estar do paciente.

Para assegurar o perfeito fluxo do hospital, a privacidade e a agilidade dos serviços, o hospital dispõe de quatro elevadores panorâmicos exclusivos para pacientes e acompanhantes. Além disso, possui dois outros elevadores para colaboradores, um com acesso exclusivo para profissionais do serviço de Nutrição e Dietética e um último desenvolvido em ambiente pressurizado, para permitir a retirada com segurança de pacientes em caso de emergência.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta