Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Sírio Libanês anuncia Central de Esterilização de Materiais

Publicidade

Com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões, o Hospital Sírio Libanês prevê para março a inauguração da nova Central de Esterilização de Materiais. O projeto visa atender uma demanda de cerca de 2 mil cirurgias por mês, ocupando uma área de 720 metros quadrados e com capacidade para 500 leitos. Segundo Edson Colonello, coordenador de materiais e suprimentos, os investimentos fazem parte do programa de inovação tecnológica e científica do hospital, que tem por objetivo ampliar o atual conhecimento no setor e aumentar a segurança e durabilidade no tratamento de esterilização de materiais e instrumentos.
O planejamento do fluxo de materiais evita que, durante o processo, ocorra o cruzamento ou contato entre instrumento estéril e não-estéril. O hospital adquiriu autoclaves de 545 litros, que permitem funcionamento duplo, um deles a vapor para altas temperaturas e outro a vapor de formaldeído para baixa temperatura. Outros equipamentos adotados são termo-desinfectadoras para lavagem, desinfecção de alto nível e secagem de artigos médico-hospitalares.
Colonello explica que a central contará com um software de gestão, que possibilita rastrear o material durante todas as fases do processo de esterilização, além de controlar a qualidade dos ciclos de lavagem, desinfecção e esterilização. O sistema permite acompanhar a origem e o destino do material, a data, hora e funcionário que ativou o equipamento, fornecendo gráficos do procedimento.
Para o coordenador da central, tais informações contribuem para otimizar a demanda de instrumental nas caixas, personalizando-as de acordo com rotinas pré-estabelecidas. Também será possível rastrear os produtos que passam pelo processo, averiguar o período de validade e programar os ciclos conforme a necessidade.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta