Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital será leiloado para pagar indenização

Publicidade

O prédio da Santa Casa de Araras (SP) vai ser leiloado por decisão da Justiça, para pagamento de indenização. Uma fonoaudióloga, que afirma ter contraído o vírus HIV em uma transfusão de sangue, receberá cerca de R$ 10 milhões.
 
O processo corre há quase 20 anos. A Justiça condenou o hospital a pagar 20 salários mínimos por mês para arcar com os custos do tratamento da doença. Agora, a fonoaudióloga quer uma indenização por danos morais. Como a Santa Casa não tem dinheiro suficiente (o hospital é deficitário em R$ 3 milhões) a Justiça determinou que o prédio do hospital seja leiloado.
A Santa Casa vai pedir a reabertura do processo, sob o argumento de que a mulher não conseguiu provar que realmente foi contaminada no hospital, tendo se negado a fazer outro exame de HIV e a entregar o prontuário do médico de São Paulo.
Em 2009, o Santa Casa de Araras realizou quase 90 mil atendimentos ambulatoriais, cerca de 4700 cirurgias e mais de mil partos. Atualmente, há 238 pacientes em quimioterapia e 102 em hemodiálise, além de 729 funcionários e 149 médicos que trabalham na instituição.
O diretor geral da Santa Casa, Fábio Baggio Gagliardi, disse à emissora de televisão EPTV que o hospital pode fechar as portas caso perca o prédio, já que não há dinheiro para o aluguel. Mesmo sem a reabertura do processo, a instituição pode recorrer do valor da indenização.
*Com informações do portal de notícias G1
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta