Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital São Camilo Pompéia conquista acreditação

Publicidade

O Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia, de São Paulo, acaba de conquistar o Certificado de Acreditação Plena Nível 2, concedido pelo Ministério da Saúde, por meio da ONA (Organização Nacional de Acreditação). O certificado foi concedido ao hospital pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), empresa credenciada da ONA, ganhadora do TOP Hospitalar 2003.
Foram dez meses de preparação, com foco no treinamento do pessoal e o envolvimento de todos os 900 funcionários da instituição de saúde, afirma Valdesir Galvan, diretor geral dos Hospitais São Camilo de São Paulo.
Para adequar-se aos processos foi criada uma comissão e um departamento de qualidade composto por um membro de cada uma das áreas para a identificação das não conformidades de cada departamento. Segundo Galvan, o maior esforço é entender e documentar todos os processos das áreas e a criação de uma cultura. “Isso foi possível com o envolvimento de todo o pessoal, da superintendência aos auxiliares. Também tivemos o apoio de todos os médicos na criação dos protocolos necessários em cada unidade”, destaca.
Entre as conformidades, o hospital fez reformas físicas para melhorar o acesso e o fluxo de pacientes a alguns locais, além da troca de equipamentos, como medidores de temperatura ambiente. No total o hospital fez investimentos de R$ 300 mil.
Para conquistar o selo a instituição de saúde demonstrou qualidade na prestação de serviços hospitalares, melhorando a infra-estrutura e materiais, racionalizando de recursos e obtendo eficácia na integração de todas as áreas (administrativa, médica, assistencial, comercial e apoio).
No final do ano passado o São Camilo Pompéia iniciou a ampliação de novo prédio para dobrar sua capacidade de 152 para 300 leitos. Atualmente atende cerca de 15 mil pessoas por mês, entre emergências, exames e ambulatório. Segundo Galvan, a equipe já está se preparando para dar mais um passo na busca da qualidade visando a conquista da acreditação nível 3 de excelência dos processos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta