Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Santa Marcelina promove curso sobre transplante de órgãos

Publicidade

Com objetivo de orientar os profissionais da saúde e de áreas afins a respeito da questão de transplante de órgãos, o Hospital Santa Marcelina, irá realizar, no dia 4 de agosto, o 1º Curso sobre doação e captação de múltiplos órgãos. O curso vai abordar temáticas que, normalmente, geram polêmicas quando surgem oportunidades de doação de órgãos como morte encefálica e coma. Outras palestras abordarão a situação atual dos transplantes no Brasil, legislação e ética, manutenção do doador de múltiplos órgãos, entre outros. O evento ainda trará Rogério Carballo Afonso, médico e coordenador da Organização de Procura de Órgão – OPO (Sorocaba), uma das instituições com melhores resultados em captação do País.
De acordo com Marcelo Bruno Rezende, médico e coordenador da Central de Captação de Órgãos do hospital, o encontro será uma forma de orientar os profissionais sobre o tema que ainda apresenta controvérsias mesmo nas classes médicas e de enfermagem. Na visão dele, é preciso superar muitas barreiras culturais, sociais e até religiosas para haver uma maior compreensão sobre a necessidade de doar órgãos. E o primeiro desafio é quebrar a resistência dos profissionais.
O Santa Marcelina mantém há um ano uma Central de Captação de Órgãos e é credenciado para transplantes de córnea. Segundo Rezende, o hospital está se estruturando para tornar-se uma OPO e realizar a captação de múltiplos órgãos.
O evento acontece em 4 de agosto, das 8h às 12h30, no Anfiteatro do Hospital Santa Marcelina, localizado na Rua Santa Marcelina, 177 – Itaquera, São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: (11) 6170-6279

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta