Semana da Saúde 2017 Semana da Saúde: discuta os principais assuntos de Tecnologia da Informação em 10 Webinars. Reserve seu lugar! Clique aqui

Hospital Santa Cruz apresenta novo centro cirúrgico

Publicidade

O centro cirúrgico do Hospital Santa Cruz, em Curitiba-PR, passou por uma grande reforma e está com seu parque tecnológico totalmente renovado. Foram sete meses de trabalho para entregar aos usuários o que há de mais moderno e seguro em equipamentos e ambiente.

“Tudo foi pensado para oferecer ainda mais segurança e conforto, tanto para os nossos pacientes, quanto para os cirurgiões do corpo clínico”, explica a gerente médica do hospital, Dra. Maria Inês Ramina.

Estrutura e bem-estar

O espaço ganhou cores claras, facilitando a higienização do local e criando um clima mais acolhedor para os usuários. A sala de recuperação pós-anestésica, onde os pacientes aguardam após a cirurgia, ganhou um controle de luz. “A ideia é tornar a experiência mais agradável para o paciente, que já está naturalmente em um momento delicado, logo após um procedimento cirúrgico”, explica.

A excelência nos serviços prestados e o atendimento humanizado são premissas do Hospital Santa Cruz, e a reestruturação do centro cirúrgico também segue essa linha.  “O hospital tem a vocação de inovação e pioneirismo, sempre com o objetivo de assegurar o bem-estar dos pacientes ”, pontua.

Facilidades

O novo centro cirúrgico conta com seis amplas salas, com materiais e equipamentos adequados para a realização de diversos procedimentos cirúrgicos. O local suporta procedimentos de médio a grande porte, com destaque para cirurgias de alta complexidade. “O centro cirúrgico funciona 24 horas por dia e está preparado para receber tanto as cirurgias eletivas quanto as de urgência e emergência”, explica a Dra. Maria Inês.

Os médicos contam com uma estrutura diferenciada: no lounge são servidos café da manhã, almoço, lanche e jantar, evitando que o profissional precise se deslocar para fazer as refeições. O espaço tem ainda uma sala de estar.

Ergonomia e tecnologia

A iluminação é uma das principais novidades. Todos os focos são de LED, que aquecem menos a sala, iluminam melhor, são mais duráveis e energeticamente sustentáveis. “Com esse tipo de luz o cirurgião tem uma melhor acuidade visual e pode ter melhor visibilidade da cor dos tecidos, trazendo mais segurança à cirurgia”, explica a Dra. Maria Inês.

As mesas cirúrgicas também foram substituídas e estão mais estáveis e confortáveis. O posicionamento das mesas foi redesenhado, pensando na ergonomia do paciente e do médico.

Outro diferencial é a facilidade de acesso digital para imagem. Nas salas cirúrgicas é possível que os médicos filmem a cirurgia e transmitam direto para o auditório do hospital, ou gravem imagens do procedimento, para que possam utilizar em aulas ou cursos. O centro cirúrgico ainda está equipado com sistema de raio X digitalizado.

Ainda este ano, todas as informações do centro cirúrgico estarão inseridas no prontuário eletrônico – já em uso no Hospital Santa Cruz – inclusive a parte da anestesiologia. “Isso garante maior controle dos dados, além de evitar o uso de papel”, diz a gerente médica.

Seguindo as exigências dos padrões de segurança, a reforma ainda trouxe melhorias no sistema de ar-condicionado e no controle de infecção hospitalar. “Tudo isso faz com que a cirurgia seja mais rápida e que o cirurgião consiga realizar seu trabalho da melhor forma possível. A estrutura é um fator importante para minimizar a chance de complicações durante o procedimento”, explica a médica.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta