Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Samaritano é o primeiro do país a oferecer exame de sonoendoscopia

Publicidade

O Hospital Samaritano de São Paulo passa a oferecer aos seus pacientes uma nova técnica para o diagnóstico de Apneia do sono e Ronco, a Sonoendoscopia.

A Instituição é pioneira no Brasil na aplicação clínica deste procedimento, já que o protocolo para a sua utilização partiu da tese de doutorado do otorrinolaringologista da Instituição, Dr. Fábio Rabelo, membro de uma das equipes de otorrinolaringologia do Hospital, chefiada pelo Dr. Eric Thuler.

Este exame permite visualizar a faringe do paciente em condições que simulam o sono normal, localizando assim o lugar da ocorrência do Ronco e da Apneia do Sono. “Este é um procedimento complementar a polissonografia, que é o exame que permite determinar a gravidade da Apneia e não a sua localização”, esclarece o Dr. Thuler.

Para a realização desse procedimento não foi necessária a aquisição de um novo equipamento, mas sim a utilização da nasofibrolaringoscopia para este fim. “O exame é realizado por meio deste aparelho flexível que é introduzido no nariz do paciente, que está sob sedação leve, simulando o sono normal”, explica o médico.

A técnica é indicada para pessoas que já tenham o diagnóstico do Ronco e/ou Apneia do sono pela polissonografia, sendo um exame fundamental para a escolha do tratamento, que deve ser individualizado de acordo com a localização do problema.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta