Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Samaritano, de São Paulo, recebe acreditação da Joint Commission International

Publicidade

O Hospital Samaritano, de São Paulo, acaba de receber a Acreditação da Joint Commission International (JCI). Com a acreditação, a instituição tornou-se um dos três hospitais gerais privados do país a possuir o certificado da JCI.
A acreditação é um sistema de avaliação externa solicitado voluntariamente para verificar o cumprimento de um conjunto de padrões. O certificado da JCI, que no Brasill é representada pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), atesta a qualidade da assistência prestada com base no princípio de segurança para a prática profissional e para o cuidado dos pacientes.
Iniciado em 2000, o processo de acreditação envolveu todas as áreas do hospital, e foi finalizado em dezembro de 2004, com o compromisso de implantação dos protocolos clínicos e de adoção de um modelo de qualidade permanente, com a busca contínua por eficiência e ampliação da segurança dos usuários dos serviços de saúde.
Uma das principais mudanças para os pacientes e seus familiares foi a implementação de um processo de melhoria contínua na documentação do paciente (prontuário, termos de consentimento). O Samaritano também criou um Comitê de Educação que tem por finalidade de educar o ?cuidador? do paciente que receberão orientações de cuidado pós-alta hospitalar. Além de aulas práticas, os pacientes receberão manuais com os procedimentos adequados para cada caso.
O certificado da JCI tem duração de três anos. Por esta razão, o Hospital Samaritano está implementando um programa de manutenção, com ações que visam a sedimentar o processo de qualidade, sustentado na gestão de pessoas, na capacitação contínua e em processos e manter a instituição em conformidade com os padrões de excelência da Joint Commission International.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta