Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Samaritano amplia capacidade de seu banco de sangue

Publicidade

O Hospital Samaritano acaba de anunciar a duplicação da capacidade de atendimento de seu banco de sangue, que passa a suportar 2 mil transfusões por mês. A ampliação da estrutura, que resultou na melhora do fluxo e do atendimento aos doadores, consumiu investimentos de, aproximadamente, R$ 600 mil, consolidando a posição do Banco de Sangue do Samaritano como um dos mais importantes do País. De acordo com José Roberto Luzzi, hematologista e diretor do Banco de Sangue do Hospital Samaritano, o setor é totalmente informatizado e dispõe de equipamentos de última geração, que possibilitam a identificação e o rastreamento das unidades sanguíneas em todo o processo, desde a coleta até a transfusão.
O especialista destaca também a importância de novos equipamentos utilizados nas aféreses (obtenção de frações do sangue), que permitem a realização de doações com mais freqüência e reduzem a exposição do receptor, com a utilização apenas dos componentes indicados, como plaquetas ou plasma. ?Isto diminui acentuadamente os riscos de aquisição de anticorpos irregulares?, explica Luzzi.
Desde 1993, o Banco do Sangue desenvolve o trabalho com células-tronco, o que já possibilitou a realização de 160 transplantes de medula óssea no período. A área de criobiologia é capaz de trabalhar com o congelamento do sangue e de outros tecidos. Há cerca de um ano, o Banco de Sangue também opera com os testes NAT para todas as doações. Com isso, já conseguiu diminuir a janela imunológica (período em que eventuais vírus não são detectados) em 80% para a Hepatite C e em 50% para o HIV.
Contando com Certificação de Excelência em nível de Controle de Qualidade -em sorologia e imuno-hematologia ? o Banco de Sangue atua exclusivamente para o Hospital Samaritano e é certificado também pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Atualmente, o Banco de Sangue dispõe de 27 funcionários com nível universitário.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta