✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Hospital Rudge Ramos realiza sua primeira cirurgia cardíaca

Publicidade

O Hospital e Maternidade Rudge Ramos está comemorando a primeira cirurgia cardíaca realizada nos seus 29 anos de fundação. A cirurgia foi feita neste mês, na dona de casa Eunice Ribeiro de Almeida, de 67 anos, que sofria de uma doença cardíaca congênita, chamada comunicação interatrial (CIA), um defeito na parede que divide os dois átrios, caracterizado por uma abertura, que pode provocar insuficiência do coração, sobrecarga dos pulmões, e pode até encurtar a vida do paciente.
Moradora de São Bernardo, Eunice Ribeiro de Almeida, que passa bem, foi atendida pelos cirurgiões cardíacos Adilson Casemiro e João Roberto Breda, e mais diversos especialistas. Os médicos levaram cerca de cinco horas para corrigir a anomalia em Eunice, que há anos sofria de intenso cansaço e falta de ar. A correção é feita com o fechamento da comunicação dos dois átrios.
Segundo o cardiologista Jeffer Luiz de Morais, diretor do Rudge Ramos, cerca de 3% dos bebês nascem com problemas no coração e, destes, 15% são casos de CIA. O tratamento da comunicação interatrial sempre foi cirúrgico e vem sendo praticado desde 1951. A cirurgia oferece baixo índice de complicações e mortalidade. O procedimento cirúrgico requer toracotomia, circulação extracorpórea e passagem pela UTI.
Com a realização desta cirurgia, o Hospital e Maternidade Rudge Ramos inaugura um período importante da sua história. “Mostrou que estamos capacitados para cirurgias de grande porte”, afirma o diretor do hospital, que dispõe de UTI e ambulatório especializado em exames complementares, como eletrocardiograma e ecocardiograma, que identifica precocemente cardiopatias e sua gravidade, em crianças e adultos.
O hospital fica na rua Três de Dezembro, 303, bairro Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, telefone 4367-9700.

       
Publicidade

Deixe uma resposta