Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Português investe em medicina de alta complexidade

Publicidade

Especializado em medicina de alta complexidade, o Hospital Português, de Salvador (BA), adquiriu o Acelerador Linear Primus, da Siemens para o tratamento de câncer. O hospital, que fez investimentos de US$ 1,2 milhão, passa a ser um dos três únicos no Brasil a dispor de um dos mais modernos equipamentos voltados à radioterapia. Segundo o Dr. Vicente Araújo, superintendente do hospital, o Acelerador Lenear Primus permite tratamentos com radioterapia conformacional, isto é, o equipamento orienta os feixes de radiação para áreas específicas, impedindo lesões nas regiões vizinhas. “Com o computador definimos a localização exata dos órgãos ou região alvo”, afirma.
O equipamento está operando na área de radioterapia que, juntamente com o Centro de Bioimagem e a Medicina Nuclear permitem ao hospital oferecer serviços de alta complexidade, isto é, cuidar de patologias de difícil diagnóstico e difícil tratamento, e que requerem tecnologia avançada.
O Hospital Português é filantrópico e oferece 301 leitos. Conta ainda com três unidades móveis na periferia de Salvador com consultórios de pediatria e ginecologia. Foi a primeira instituição de saúde da Bahia a realizar transplante de rim e de fígado, além de ser o único da região a realizar transplantes de medula óssea.
Segundo Araújo, o hospital pretende ampliar o serviço de bioimagem com a aquisição de um novo tomógrafo, além de um equipamento de hemodinânica.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta