Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Panamericano oferece atendimento diferenciado para Testemunhas de Jeová

Publicidade

Com mais de 6 mil atendimentos mensais, o Hospital Panamericano, em São Paulo, disponibilizou atendimento médico dentro dos princípios filosóficos e éticos para pacientes da religião Testemunha de Jeová.
Segundo dados da Associação representativa da religião, no Brasil existem aproximadamente 600 mil praticantes, só em São Paulo este número chega a 150 mil. Uma das características dos adeptos dessa religião é a não aceitação de transfusão de sangue em decorrência de tratamentos médicos. Seguindo à risca esse princípio, eles buscam alternativas ao uso de sangue, hoje já desenvolvidas pela medicina, porém, ainda, pouco utilizadas por médicos e centros hospitalares. Para isso, o atendimento do hospital implantou novas rotinas a estes pacientes. Assim que se internam, os pacientes recebem uma pulseira verde (os demais ganham braceletes brancos), uma ficha clínica e a carteira com carimbo vermelho avisando sobre a restrição à transfusão.
Dentre os recursos destinados às testemunhas de Jeová encontram-se desde técnicas para expandir o volume de líquidos no organismo e estimular o crescimento e o desenvolvimento das células sanguíneas (uso de soro, ácido fólico e substâncias como a eritropoetina, entre outros) até cirurgias menos invasivas, como a laparoscopia (feita com pequenas incisões). Outra alternativa é o reaproveitamento do sangue do paciente, durante a cirurgia, por meio de um aparelho Cell-Saver, responsável pela filtragem do sangue.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3024.2100 (PABX) ou pelo site: www.hospitalpanamericano.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta