Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Moinhos de Vento investe na imagem de centro de referência em tecnologia

Publicidade

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), fechou um termo de cooperação com a Siemens para aquisição de equipamentos e troca de experiências corporativas. Com o acordo, o hospital vai se tornar um centro de referência em tecnologia na América Latina, ao incorporar produtos e serviços diferenciados nas áreas de cardiologia, neurologia, oncologia, e traumato-ortopedia. Segundo Paulo Vasconcelos Bastian, superintendente operacional do Hospital Moinhos de Vento, a iniciativa prevê o desenvolvimento em conjunto com a parceira de programas de treinamento para os funcionários. “O treinamento reflete uma preocupação com o uso e a manutenção dos equipamentos, que deverão trabalhar fortemente no uptime. Queremos atingir um índice de 98% do tempo do produto em funcionamento”, afirma ele.
Leonisa Obrusnik, gerente de suprimentos do hospital, ressalta que o treinamento também contempla a preparação dos usuários para uma melhor utilização dos equipamentos. “Isso evita desgastes e danos causados pelo mau uso. A idéia é maximizar o uso. Muitas vezes um hospital compra um produto sofisticado e os funcionários não conseguem utilizá-lo plenamente”, acrescenta.
A capacitação para melhor operação dos equipamentos será estendida aos funcionários de suporte, responsáveis pela manutenção da tecnologia, e aos usuários, que são os próprios médicos. “Isso vai garantir que os procedimentos resultantes do uso da tecnologia sejam realizados mais rapidamente, permitindo que os exames sejam feitos em menos tempo e os diagnósticos ganhem maior agilidade”, afirma Leoniza. Em suma, a adoção de equipamentos da Siemens visa melhorias na qualidade do atendimento, redução de custos, otimização do uso de equipamentos, aprimoramento técnico da equipe e agilidade nos processos, além de tornar o hospital em centro de referência.
O termo de cooperação foi firmado no início de outubro, quando o presidente da Siemens visitou o Hospital Moinhos de Vento. “A empresa oferece tecnologia de ponta. O acordo promoverá uma troca de experiências mútua, estamos elaborando workshops em que cada um dos parceiros mostrará suas melhores práticas”, explica Bastian. Outro ponto da iniciativa diz respeito ao pioneirismo no lançamento de novas tecnologias, em que o hospital terá prioridade na disponibilização de novidades da Siemens. “O acordo com a companhia se integra ao planejamento estratégico do hospital, que estabelece uma relação com os fornecedores não apenas de compra e venda, mas prioriza o respeito e o estabelecimento de parcerias que ofereçam resultados para as duas partes”, reforça Bastian.
A cooperação foi assinada em termos de longo prazo. “Atualmente estamos programando as necessidades de equipamentos para o novo centro de oncologia, que será aberto em meados de 2004”, comenta Leoniza. Entre os equipamentos adquiridos, destacam-se um tomógrafo multislice que tem como diferencial um dispositivo cardíaco agregado, um angiógrafo e um produto de radioterapia, para o centro de oncologia.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta