Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Mário Covas inaugura lava-rápido

Publicidade

O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André (HEMC) inaugura na próxima terça-feira (08) um lava-rápido no estacionamento inferior. Além de beneficiar os colaboradores, que poderão deixar os carros para lavar durante o expediente, o principal objetivo da iniciativa é reaproveitar mais de 560 mil litros de água potável por mês despejados no esgoto.

A água descartada é utilizada para o resfriamento de três motores geradores de vácuo do hospital que funcionam 24 horas, sete dias por semana. “Os motores não podem parar e a cada minuto jogamos 13 litros de água no esgoto. Com a inauguração do lava-rápido, vamos bombear toda a água e reutilizá-la em benefício do hospital”, detalha, em comunicado, o Supervisor de Manutenção do HEMC, Moisés Messias da Silva.

O custeio da infraestrutura ficou a cargo da empresa Parkímetro, que gerencia o estacionamento, enquanto a mão de obra foi do setor de Manutenção.

De acordo com a instituição, como a quantidade de água é muito grande, mesmo com o reuso pelo lava-rápido ainda haverá sobra. Dessa forma, já está previsto para fevereiro a instalação de terceira caixa de armazenamento, que ficará próxima ao setor de Coleta e Separação de Resíduos. Todas as áreas e materiais que necessitam de lavagem, como carrinhos de coleta de lixo, passarão a utilizar água de reuso.

Ações sustentáveis

No final de 2010, a HEMC foi contemplada com o prêmio “Amigo do Meio Ambiente” – criado pela Secretaria de Estado da Saúde – pelo segundo ano consecutivo.

A premiação veio em reconhecimento a projeto de arborização que levou ao plantio de 35 mudas nos jardins internos e externos do hospital, além de palestras de orientação com técnicos do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DPAV) da Prefeitura de Santo André. Na edição 2009, o HEMC recebeu o “Amigo do Meio Ambiente” pelo trabalho “Redução de Resíduos Através de Plano de Gerenciamento”. Graças à iniciativa, houve queda de 70% na geração e nos gastos com resíduos infectantes a partir do descarte correto.

Entre outras ações, a entidade faz coleta do óleo da cozinha e lanchonete, ecoponto, descarte separado de pilhas e baterias, doação semanal de três caminhões de material reciclável para cooperativas de reciclagem e substituição dos copos descartáveis dos colaboradores por canecas plásticas permanentes.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta