Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Gov. Israel Pinheiro automatiza laboratório

Publicidade

O Laboratório do Hospital Governador Israel Pinheiro, do IPSEMG (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais) está implantando a solução LabTrak, um Sistema de Informação Laboratorial – SIL. Com investimento estimado em R$ 300 mil no software, equipamentos e rede de dados, o projeto começou a ser implementado em setembro de 2003, pela empresa Leme Informática. O objetivo da instituição é melhorar seu sistema de informações, para diminuir o tempo de atendimento e oferecer maior segurança ao cliente. Com a implantação, o laboratório espera um aumento de 13% no volume de pacientes atendidos. Para pacientes e médicos, a solução deve trazer benefícios como diminuição do tempo de entrega dos resultados, on-line e em papel, e maior automação dos processos de controle interno da qualidade.
O SIL também favorecerá uma melhor utilização pelo laboratório dos “níveis críticos”, que consiste no controle sobre os níveis de alerta aos médicos e pacientes referente à necessidade de tomada de medidas em caráter de urgência, quando o resultado do exame apresenta alterações drásticas. Outra vantagem é a otimização do acompanhamento de resultados anteriores, no caso de pacientes crônicos, através da comparação dos exames.
A primeira fase de implantação do LabTrak inclui a adaptação local da estrutura de dados e treinamento, tanto para chefes de setores do laboratório, quanto funcionários, e deve ser encerrada dentro de 30 dias. O projeto se completa com a segunda etapa, em que está previsto o interfaceamento de 28 máquinas analisadoras.
A implantação do SIL integra a estratégia do IPSEMG de implantar um Sistema Integrado de Informações Hospitalares (sistema de gestão) visando a modernização do parque tecnológico do Hospital Governador Israel Pinheiro. Dentro de três meses deve ficar pronto o projeto básico para lançar um edital de aquisição do sistema e contratação de empresa para execução.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta