Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Geral de Bonsucesso tem novo Centro de Diagnóstico por Imagem

Publicidade

O Hospital Geral de Bonsucesso, do Rio de Janeiro, quer se tornar uma unidade de referência em exames diagnósticos na região através de seu Centro de Diagnóstico por Imagem, inaugurado em setembro. ?O centro reúne equipamentos ligados a ultra-sonografia, radiologia simples e exames invasivos, como tomógrafo, angiógrafos digitais e mamógrafos, que permitem diagnosticar um conjunto de doenças e patologias, entre elas câncer de mama, tumores em geral, problemas hemorrágicos e doenças coronarianas. As tecnologias complementares podem inclusive servir como alternativa de tratamento a cirurgia no caso de doenças cardiovasculares?, afirma o dr. Victor Grabois, diretor geral do HGB. As obras do Centro de Diagnóstico por Imagem duraram mais ou menos um ano, com investimento de R$ 1,1 milhão. A aquisição de equipamentos foi da ordem de R$ 6 milhões, através do Programa de Reequipamento Hospitalar do Ministério da Saúde. ?Já trabalhamos com uma capacidade importante, de 80 mil exames por ano. A meta é quadruplicar este número a partir da inauguração?, explica Grabois. A estratégia para que o hospital seja conhecido como centro de referência em exames diagnósticos por imagem consiste na adoção de parcerias com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. ?Ao disponibilizar o serviço para as secretarias, esperamos contribuir para a diminuição de deslocamentos desnecessários e filas de espera. Inclusive vamos evoluir o sistema para a marcação de exames por internet. Já estamos oferecendo 300 mamografias para o município?, ressalta o diretor do HGB.
A reforma para construção do centro priorizou o conforto do paciente e a qualidade do atendimento. Sem alteração no tamanho da área física, o ambiente passou por troca do piso e das instalações elétricas, hidráulicas e de refrigeração. O hospital ganhou dois novos transformadores e dois geradores, para fornecimento de energia 24 horas. A unidade teve que ser adequada às normas da vigilância sanitária (portaria 453/98 do Ministério da Saúde referente às Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica). Para isso foram tomadas medidas como a colocação de vidros e portas plumbíferas e luzes de aviso nas entradas das novas salas de exame, reforçando a proteção a pacientes e profissionais contra a radiação excessiva.
Além da infra-estrutura física, o projeto de reformulação do Centro de Diagnóstico por Imagem incluiu a aquisição de 13 equipamentos tecnológicos. O hospital passou a contar com um mamógrafo, atendendo à crescente demanda por este tipo de exame na rede pública. Na Radiologia, destacam-se um ultra-som com Doppler colorido, sete aparelhos de raios-X transportáveis, um dispositivo de raios-X para utilização durante cirurgias e duas mesas telecomandadas, para exames da área gastrointestinal, urológica, do pâncreas e outras. Para a Hemodinâmica, a inovação é um angiógrafo de subtração digital com tecnologia de última geração. O investimento será compensado com resultados como redução do tempo de exame e de internação, além da diminuição dos custos de diagnóstico.
?A inauguração do centro é uma expectativa antiga do hospital. Primeiro, recebemos os equipamentos e tivemos que fazer modificações nas novas áreas do ponto de vista da proteção radiológica. Também já tínhamos feito a digitalização de um aparelho usado na hemodinâmica. Com a iniciativa da reforma, aumentamos o número de salas de exame, além de oferecer mais conforto e segurança aos pacientes?, acrescenta Grabois. As melhorias no Hospital Geral de Bonsucesso não param no Centro de Diagnóstico por Imagem. Há projetos para reforma da farmácia e central de esterilização, aumento da área de transplante renal de sete para 20 leitos, adequação da hemodiálise à vigilância sanitária e obras na cirurgia geral, para oferecer cerca de 60 leitos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta