Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Geral da Posse reduz índice de HIV em bebês

Publicidade

Um estudo realizado pelo Hospital Geral da Posse, em Nova Iguaçu (RJ), constatou que entre 127 bebês, filhos de mães portadoras de HIV, apenas cinco foram infectados pelo vírus, o que corresponde a uma taxa de 4%. Para evitar a transmissão da doença na hora do parto, a equipe do hospital oferece o teste de aids para as gestantes que estão em trabalho de parto e não fizeram o pré-natal. Em caso positivo, gestantes e bebês já começam a receber a medicação. Mas, enquanto as mulheres e seus cônjuges mantêm o tratamento, as crianças só recebem o remédio durante seis semanas.
A pesquisa desenvolvida pelo hospital testa a eficácia de três tipos de tratamento baseados no AZT (um dos medicamentos usados no tratamento de aids). Grupos de crianças recebem apenas doses de AZT, enquanto outras recebem também um ou mais antiretrovirais. O objetivo é descobrir qual combinação garante mais chances de combater a contaminação pelo HIV na hora do parto.
O estudo começou em abril de 2004, depois que foi assinado convênio entre a Universidade de Los Angeles (EUA) e a Fundação Oswaldo Cruz. A instituição coordena o desenvolvimento do estudo em oitos centros especializados do país. A pesquisa será encerrada quando a meta de atender 1.731 casos em todo o mundo for alcançada.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta